Morreu José Saramago.
Que as suas cinzas sejam espalhadas na consciência de quem nunca teve a inteligência de saber ouvir e respeitar o Homem argumentista, jornalista, dramaturgo, romancista e poeta português.
É difícil reunir tantas qualidades como homem,convicto e defensor dos oprimidos, o seu estilo literário é único na literatura contemporânea.
Escreve com consciência, a ponto de muitas vezes eu chegar a confundir se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento.
Algumas das suas obras que eu li.
-Levantado do Chão
-Memorial do Convento
-O Ano da Morte de Ricardo Reis
-A Jangada de Pedra
-O Evangelho Segundo Jesus Cristo
-O Ensaio sobre a cegueira
-Intermitências da Morte
-A viagem do Elefante e as Pequenas Memórias, todos me tocaram e me ensinaram que não devemos parar, devemos lutar sempre pelo que queremos em consciência.
Foi sempre um Homem perseguido pelas suas opiniões pessoais sobre a religião, no ataque ao terrorismo internacional, contra a política de Israel e Judeus.
Mais recentemente contra o Papa Bento XVI a quem chamou cínico intelectual e continuou um homem de lutas e de grandes causas.
Foi fundador da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.
Saramago deixou a marca que ficará no Povo Português.
É um Homem com História.
Espero um dia poder dizer que li toda a sua obra.
3 comentários:
Tens razão amiga,Portugal nunca sabe valorizar os seus grandes valores,aqueles que se projectam no mundo, e, que mesmo mesmo de muito longe dizem alto:
- Eu sou Português.
Compartilho na tua simpatia literária.
E o mais absurdo, é quem o critica e quem o persegue nunca leu a sua Obra.
Continuo por cá a perseguir-te mas com muito carinho.
Acredita.
Beijos
É a vida.
Todos temos de partir.
Uns vão incógnitos, outros ficam 'na recordação'.
---
Felicidades
Manuel
Verdade, Verdadinha.
Mas quem passou plo Diário sde Notícias nos conturbados anos de 1975, não comunga da mesma opinião. Tudo que não fosse comunista era perseguido e posto a andar.Lembram-se da campanha contra o "Républica" de Raul Rego? Que me perdoem se estou a exagerar!!!.
Paz á sua alma.Eu sou duvidoso.
Enviar um comentário