segunda-feira, 7 de julho de 2008

Dissonia, incapacidade de dormir, insônia, falta de sono, vigília

Hoje eu sinto que durmo pouco, e até invejo aqueles que dormem muito, que adormecem sem querer, nos teatros, cinema, concertos , depois das refeições ou em qualquer situação.
Pensava há anos , isto de dormir é perda de tempo, isto de dormir não é viver, e nas certezas da minha juventude achava que por dormir menos vivia mais que todos.
Se continuasse a pensar assim hoje teria à volta dos cem anos...
Em bébé dormia à volta das 20 horas diárias, em criança 8 horas, na adolescência inconscientemente criei um hábito, que passou a rotina, que era ler antes de dormir, e, eu, e os livros passou a vício, e a leitura empolga-me, aguça-me a curiosidade, e passei a dormir menos.
Passei a dormir tão pouco, e os anos passando, e o mau hábito agravando, já só não lia, como ia percorrendo a casa, arrumando, limpando, até cozinhando!
As noites tornam-se más conselheiras, e só a partir daí comecei a fazer diáriamente tudo o que ouvia dizer que ajudava a dormir, beber leite quente, chás, banhos quentes, produtos naturais, enfim... nada resultou.
Mas... , percebi, que tinha de dormir e que só não tinha dificuldade em adormecer, como não conseguia manter o sono, que teria de recorrer a ajuda de hipnóticos.
Resisti bastante, mas, deixei de lutar, quando um médico me disse:
- Dormir bem é tudo o que se quer, estejamos felizes ou tristes, cansados ou não.
Acordei, afinal!
Tive este tempo todo a "dormir" e não sabia que tinha um problema...
Ainda há quem pense que o sono não é importante?
...hoje só quero dormir e sonhar para acordar bem no dia seguinte.

Boa Noite!

Funchal

Funchal