quarta-feira, 23 de julho de 2008

Idosa morre abandonada e à fome

"Margarida Correia da Silva, de 95 anos, foi encontrada morta ontem de manhã no casebre onde vivia na rua Mártires da Liberdade, na freguesia de Cedofeita, no centro da cidade do Porto.

in Correio da Manhã 23 de Julho de 2008"



Negligência ou abandono de idosos é um facto que ninguém .
A família excluí-se, a sociedade também e o Estado abdica.
E é pena pois somos dos raros países da Europa que não possuímos estudos de prevalência deste fenómeno, daí eu concluir que tudo é para se ir fazendo...
Eu quero pensar que há apenas famílias que precisam de sair de casa para trabalhar e sustentar os filhos.... Não sei se é crime expor o idoso a perigo de vida, de integridade e de saúde, física ou psíquica, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis , daí eu nunca vou ver os culpados , porque pura e simples não há.
Não é preciso estar particularmente atenta para ver a desresponsabilização de serviços, de entidades e de pessoas.
As pessoas são o principal recurso de uma sociedade.
O contributo para a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas é praticamente invisível, muitos idosos sofrem em silêncio com medo, à espera da entrada no Paraíso ou no Céu e sempre acreditando em Deus, que dizem ser justo (...)
Isto de acreditar em justiça divina é desespero, porque a justiça social, se existe é noutra civilização ou num País ideal que eu vou continuar à procura...

Sem comentários:

Funchal

Funchal