terça-feira, 26 de agosto de 2008

Desilusões

Guerras, acções terroristas, invasões, conflitos , realizam-se sempre sem propósito de justiça ou de paz, como nos querem fazer acreditar.
Desde sempre as guerras são pelo petróleo ,comércio de droga (narcotráfego), diamantes, fabrico de armas: atómicas, biológicas e quimícas ...
A ironia é os EUA, fazerem parte do conselho permanente de segurança.
A hipocrisia é as conferências que continuam a se realizar pela paz.
Ando desiludida com o mundo, e ... nada posso fazer.
Vou acreditando nas missões de paz ...
A Serra Leoa, está em guerra civil ,e já dura há dez anos, mais da metade da população vive abaixo da linha de pobreza, a expectativa de vida é de 35 anos. Pensar numa campanha mundial de consciencialização para reduzir o consumo de diamantes? ... mas, a beleza e o luxo continuarão financiando a destruição de Serra Leoa.
Há cerca de 300 mil crianças envolvidas em guerras, um pouco por todo o mundo, como soldados,cozinheiros ou escravos sexuais.
Só no Uganda, há 10 mil crianças envolvidas no conflito que opõe o governo e os rebeldes.
O Sudão, o maior país Africano, está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, está baseado na exportação de petróleo, a guerra e as secas prolongadas, já deixaram mais de 2 milhões de mortos.
A América Latina, maior produtora mundial de cocaína, e a Colômbia, detém o controle da maior parte do tráfico internacional de narcotráfico.
O Brasil é o maior fabricante de armas de pequeno porte: pistolas e revólveres. Armas nucleares, quimícas, bombas atómicas continuam a ser fabricadas pelas Nações Unidas, Japão, Coreia, Paquistão, .... a proliferação nuclear é, portanto, um dos perigos mais graves para o futuro da humanidade.
O conjunto de vicíos : orgulho, ambição, vaidade, ganância , sede de poder... são os grandes causadores de todas as calamidades existentes em todo o mundo.
Desiludida?
Sim , por todos os dias esbarrar com incultos sem escrúpulos que governam, dirigem, administram , dominam, e passam por cima dos valores de cidadania e democracia.
Mudar o amanhã ? Será que alguém já pensou em começar a mudar hoje?
Nada justifica toda esta violência.

1 comentário:

MarTIC@ disse...

Encontrei, por acaso, num site brasileiro (infelizmente, não guardei o endereço). Cativou-me. Partilho:

"Como mudar o mundo???
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho, de sete anos, invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho. Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava claramente:

- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho! A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo."

Quero acreditar que as CRIANÇAS consertarão este mundo, através das suas ilusões em estado puro... Todos temos um pouco de criança dentro de nós. Talvez seja possível a mudança...

X@u

Funchal

Funchal